Smart City ou Cidade Inteligente

Smart City ou Cidade Inteligente
image_print

Smart City ou Cidade Inteligente é um conceito novo que faz a utilização de sensores – tecnologia IoT (Internet das Coisas) – para conectar componentes em toda a cidade, coletando dados (Big Data) que serão utilizados para gerenciar recursos e ativos eficientemente (Inteligência Artificial).
Assim, há um fluxo de informações que permite o planejamento e gestão urbana em busca da melhoria na qualidade de vida – como é o caso da iluminação pública, do saneamento básico, mobilidade urbana, segurança pública, educação, saúde, tudo isso sem abrir mão da sustentabilidade.
Algumas tecnologias estão impulsionando as cidades inteligentes. Destaca-se aqui a Iluminação Pública, que está em todas as partes onde as pessoas trafegam, trabalham, estudam, fazem compras e tem seu lazer – permite a construção de redes inteligentes a partir dos postes e luminárias, sendo ponto inicial para a infraestrutura (Smart Grid) das cidades inteligentes, utilizando o sistema de telegestão.
Neste modelo de negócio, incrementado no Brasil através das PPP (Parcerias Público Privadas), mercado que a Zopone já vem disputando através das principais licitações, as luminárias convencionais são substituídas pela tecnologia LED que além de grande economia no consumo de energia e, portanto, na conta paga pelas prefeituras, permite sua utilização como ponto de coleta e transporte dos dados de múltiplos sensores, sendo a base da camada tecnológica a ser complementada por redes de fibra óptica, rede celular 5G e uma central de operações da cidade.
“Cidades Inteligentes, aquelas em que queremos viver no futuro próximo, necessitarão de tecnologia e infraestrutura, dois componentes do DNA Zopone e estaremos prontos para construí-las”, afirmou Márcio Pinto, coordenador comercial da Zopone.

Notícias relacionadas

VOLTAR AO TOPO