Subestação Água Azul entra em operação cinco meses antes do prazo

Subestação Água Azul entra em operação cinco meses antes do prazo
image_print

Transmissora foi a primeira concessão obtida pela Zopone em leilão da ANEEL.

O mês de janeiro de 2019 vai marcar a his-tória da Zopone! A Subestação Água Azul, loca-lizada na Vila Nova Bonsucesso, em Guarulhos – SP, já está em operação. A obra, resultante do primeiro leilão de concessão conquistado por nossa empresa, foi finalizada em meados de ja-neiro e entrou em operação no dia 26, cinco meses antes do prazo acordado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Para comandar a operação da subestação, foi criado um departamento até então inexis-tente na Zopone. Segundo o engenheiro Ricar-do Bustamante, Coordenador de Operação e Manutenção, foi necessário elaborar a filosofia de trabalho que seria adotada e criar as normas e procedimentos específicos. “Por se tratar de uma atividade nova dentro do Grupo Zopone, era imprescindível formar uma equipe com pro-fissionais experientes nas áreas de Operação e Manutenção de Subestações, que pudessem contribuir para criação de uma cultura própria na área de transmissão de energia elétrica ali-nhada à política de trabalho vitoriosa utilizada até então nas demais empresas do Grupo”, ex-plica o engenheiro.

Após a finalização das obras e início das ope-rações, Bustamante afirma que o maior desafio agora é manter a disponibilidade dos equipa-mentos ao Operador Nacional do Sistema Elé-trico (ONS) igual a 100 %, ou seja, oferecer um funcionamento ininterrupto. “Os desligamentos programados ou intempestivos acarretam redu-ção da receita. Uma má gestão dos indicadores de desempenho dos equipamentos pode levar as empresas a uma situação de inviabilidade finan-ceira”, ressalta. Nesse sentido, a meta da Zopone é apresentar Desligamentos Forçados (não pro-gramados) dos equipamentos igual a “zero”.

 

Notícias relacionadas

VOLTAR AO TOPO